domingo, 20 de dezembro de 2009

Oficinas 9 e 10

As oficinas 7 e 8 foram realizadas na manhã e tarde do dia 3 de agosto. Principiamos por uma mensagem, com texto de Pablo Neruda e, em seguida, a professora Daiana encaminhou a dinâmica do complemento, na qual cada cursista recebia uma frase do tipo "eu sou uma calça sem zíper", enquanto outro recebia o seu complemento, ou seja, "eu sou o zíper da sua calça". Então as duas pessoas, que retiraram as frases que são complementares, reuniam-se para criar um texto utilizando as frases em questão. Eu e minha colega produzimos um classificado poético, nos moldes do produzido pela Roseana Muray: "Troca-se óculos sem lentes, com armação em excelente estado, por um par de lentes que permita ver as coisas belas da vida. preciso com urgência que essa troca se realize, antes que o tempo passe e eu seja absorvida pela feiura que nos cerca. Interessados tratar pelo telefone 99072124, ou na rua da Miopia, sem número". As frases que nos serviram de base foram: Eu sou uns óculos sem lentes e Eu sou as lentes dos seus óculos. A partir desta atividade, refletimos sobre a importancia do trabalho em grupo para realizarmos um bom trabalho. Realizamos, ainda, algumas atividades que nos permitiram concluir que todo texto é argumentativo, em maior ou menor grau.
Depois disso, produzimos um relato relacionado à vida escolar, procurando chamar a atenção para a prática docente. Um dos objetivos desta atividade era demonstrar que, quando escrevemos sobre algo significativo, encontramos mais facilidade. Isso deve ser levado em consideração quando escolhemos as propostas de escrita de nossos alunos. Depois de lermos nossos relatos para o grupo, passamos à tarefa seguinte, que era criar um final para o texto Espírito Carnavalesco, que faz parte da oficina 11, página 219 do TP6. Feito isso, em grupos, realizamos um planejamento de aula, a partir do referido texto.
Para finalizar essa Oficina, fomos até a biblioteca da escola onde o curso está acontecendo, escolhemos um livro e preparamos para ele uma motivação para ser usada com os alunos. Escolhemos O fantástico mistério de Feiurunha, de Pedro Bandeira. A motivação criada pelo meu grupo seguiu os seguintes passos:
1- conversar com a turma a re4speito dos Contos Maravilhosos que eles conhecem;
2- chamar a atenção para a estrutura dos contos: como são as personagens? Como as histórias costumam terminar, etc.
3-fazer o seguinte questionamento: que tal ler uma história que promove o encontro de vários personagens dos contos maravilhosos?
4-perguntar se eles sabem o que acontece depois do "viveram felizes para sempre", propondo a leitura da obra de Pedro Bandeira, O fantástivo mistério de Feiurinha, o qual apresenta os contos depois do tradicional felizes para sempre.

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