domingo, 20 de dezembro de 2009

Apresentação do Gestar na Escola

No dia 15 de agosto, num sábado, realizamos a apresentação do curso Gestar, área de Língua Portuguesa, na escola onde trabalhamos. Nesta manhã, estiveram resunidos na escola professores de todas as áreas, a direção, coordenação pedagógica e secretária de educação. Por essa razão, procuramos, eu e a professora Rosane Hames, organizar a apresentação de tal forma que pudéssemos ter o engajamento de todos os professores nas atividades e não apenas dos que trabalham com Língua Portuguesa, afinal, ensinar a ler e escrever é tarefa de todas as áreas.
Principiamos os trabalhos com a distribuição da letra da música "Fico assim sem você", da Adriana Calcanhoto. Após a leitura, ouvimos a múscia e os professores foram convidados a cantar. Em seguida, assisitimos ao video com a mímica da música. Os professores acharam muito divertido e aproveitamos para comentar que essa atividade inicial incorpora, de um certo modo, o "espírito" do Gestar, no sentido de que este prevê a ressignificação do trabalho com o texto, tornando o ensino atrativo e prazeroso. Além do que, a letra da música, que trata da incompletude humana, da necessidade de um outro, para ser feliz, também dialoga com a ideia, implícita no Programa, de que é preciso, em educação, romper-se com o isolacionismo, no momento em que propõe a reflexão e discussão da própria prática, nos convocando à troca de ideias e experiências.
A seguir, apresentamos uma sequência de slides sobre o Gestar, organizado pela professora Daiana, a nossa formadora. Depois de explicar os principais pontos deste programa de formação continuada, falamos da nossa experiência no curso, realizando uma espécie de testemunho, enfatizando o que mudou em nossa prática e os resultados que ainda pretendiamos colher, no decorrer do ano. Foi emocionante ouvir dos outros professores que já haviam notado diferença na escrita da turma da 5ª série, bem como no interesse dos alunos pela leitura, e pelas atividades em aula. Quem está em sala de aula sabe o quanto é difícil, em educação, "colher frutos" a curto prazo. Em geral "plantamos" e esperamos uma colheita a longo prazo. Fiquei realmente feliz!!!
Feitas as esplanações sobre o curso, assistimos ao video assalto cultural e fomos para o intervalo. Vale lembrar que todo o material utilizado nesta apresentação, exceto a mensgem final, foram recebidos nas oficinas, organizadas pela professora formadora.
Depois do intervalo, aproveitamos que os professores estavam reunidos e apresentamos o projeto que deveríamos aplicar, a respeito do horário de leitura na escola. Os professores mostraram-se interessados e surgiram muitas ideias excelentes para aprimorarmos a prática de leitura na escola, dentre as quais, a realização de uma feira do livro, que poderia envolver as demais escolas do município. Este seria, porém, um projeto maior, que pensamos em pôr em prática em 2010, em função do adiantado do ano letivo e dos contratempos ocorridos em função da gripe suína. Resolvemos, então, diversificar os gêneros textuais a que os estudantes tem acesso durante o horário de leitura e, aproveitando a presença da secretária de educação, solicitamos a assinatura de alguma revista e jornais para a escola.
O grupo mostrou-se interessado em contribuir e, inclusive, demonstraram interesse de participar de programas como este, de formação continuada, em suas áreas. Finalizamos a apresentação com a mesnagem Chocolate quente,a qual enfatiza que não devemos dar tanta importancia para a caneca onde bebemos e sim para a bebida que estamos sorvendo. Da mesma forma, não devemos nos preocupar tanto com a falta de recursos e, muitas vezes, limitações impostas pela realidade de nossas escolas, mas concentrar no que realmente importa, que é a aprendizagem dos alunos. É possível se ter muito prazer, tanto com o chocolate quente quanto com nosso trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário