sábado, 19 de dezembro de 2009

Avançando na prática VI

O TP5 trata do tema coesão e coerência textual. Utilizei bastante este material com a 7ª e 8ª séries, turmas com as quais pude trabalhar os conceitos de coesão e coerência. Com a 5ª série, entretanto, preferi utilizar as expressões sentido, para me referir a coerência e nexos ou "cimentinho", para me referir às palavras que servem para ligar frases e parágrafos, formando o texto, como se fosse uma parede de tijolos. Não me detive, porém, ao estudo destes nexos com a turma.
Já que havia trabalhado o tema prosa e poesia, em função da atividade anterior, optei por trabalhar com o poema Convite, de José Paulo Paes, presente na Seção 2, página 27 do referido TP. Cada aluno recebeu um envelope com todos os versos do poema, recortados e embaralhados. Então foram convidados a organizar a poesia de tal forma que tivesse sentido. Ressaltei que não deviam se preocupar em "acertar" ou seja, reproduzir o que o autor fez, mas em dar sentido (coerência) aos versos. Surgiram várias possibilidades de se organizar o texto e pude perceber que poucos alunos (apenas 2) não conseguiram dar alguma coerência para o poema. Depois de organizados os poemas pelos alunos, cada um leu o seu material e eu passei para eles a versão do José Paulo Paes. Passamos então à análise do poema. Para tanto, acrescentei às 3 questões da página 28, outras, criadas por mim.
Na aula seguinte, aproveitando que estávamos trabalhando com este gênero textual, levei para a sala de aula uma série de livros de poesia. Depois de 20 minutos de leitura, cada aluno criou, a partir do poema que preferiu, uma página poética, ilustrando o que o poema dizia. A seguir, cada um leu para a turma o seu poema e explicou o que o fez escolher este texto, dentre os demais.
Para finalizar, expliquei para a turma que tanto o poema Convite, como os outros que eles leram eram textos que possuiam coerência, ou seja, sentido. Expliquei também que, como se pode perceber na atividade com o poema de José Paulo Paes, o sentido está relacionado à organização lógica do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário