domingo, 20 de dezembro de 2009

Avançando na prática IX

A aplicação da atividade do TP6 foi uma das mais interessantes. Trabalhei com a seção 3, a partir do texto Conta de novo a história da noite em que eu nasci, da atriz norte-americana jamie-Lee Curtis. Como eu não dispunha do livro na biblioteca da escola, tive que pedir para que minha irmã, que também é professora e reside em Porto Alegre, me enviasse o mesmo por sedex. De posse do livro, indtroduzi a aula com uma conversa informal com a turma a respeito da noite em que nasceram. Expliquei a eles que, como haviamos trabalhado suas histórias de leitura, agora iríamos trabalhar um pouco suas histórias de vida. Grande parte da turma sabia onde nasceu, em que hospital, mas não tinham maiores informações sobre os detalhes do acontecimento. Então apresentei a eles o livro, procedendo a leitura do mesmo. É uma obra muito rica de ilustrações e, à medida que eu ia narrando, ia mostrando a eles as imagens. Comentamos a história oralmente e, em seguida, passei para eles uma cópia da parte do livro proposta na página 28 e 31 do TP6. Realizamos as questões propostas no material e procurei explicar para eles, de maneira sussinta, sobre o registro formal e informal, ressaltando que ambos estão corretos, conforme a situação em que o utilizamos.
No final da aula, passei como tarefa de casa, conversar com os pais a respeito do dia em que nasceram. Solicitei que escrevessem um relato a respeito desse dia, contando detalhes contados pelos pais. Fiquei surpresa quando os alunos reclamaram por fazer isso novamente. Então questionei-os a respeito, explicando que nunca havíamos realizado esta tarefa. A turma explicou que, na disciplina de história haviam sido orientados a entrevistar os pais sobre a infância dos mesmos. então expliquei a eles que não era a mesma atividade e que eles podiam aproveitar a mesma conversa com os pais, para fazer as duas atividades.
No intervalo da aula procurei a professora de História, tendo em mente a possibilidade de um trabalho interdisciplinar. De fato, nossos trabalhos eram muito semelhantes e resolvemos unir forças. Nos sentamos uma tarde e digitamos o projeto que segue:


PROJETO INTERDISCIPLINAR

TÍTULO: Conta de novo

TEMA: Identidade

COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa, História e Artes

TURMA: 5ª série do Ensino Fundamental

OBJETIVO GERAL: Permitir que os educando envolvidos no projeto recuperem, a partir do diálogo com a família, experiências relacionadas a seu nascimento, à escolha do nome e suas histórias de vida, com ênfase, também, nos brinquedos e brincadeiras que marcaram, tanto a própria infância como a de seus pais.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Trabalhar com o livro Conta de novo a história da noite em que eu nasci;
- Aprimorar a expressão oral e escrita dos educandos, por meio dos relatos realizados pelos mesmos, a partir da pesquisa feita com os pais;
- Facilitar o processo de escrita do aprendiz, trabalhando com temas que lhe são significativos;
- Confeccionar livrinhos com os relatos feitos pelos alunos;
- Reproduzir, na aula de artes, alguns brinquedos que fazem parte da história de vida dos estudantes e de seus pais; (utilização de sucatas)
- Promover a vinda dos pais para a escola, a fim de resgatar as brincadeiras feitas por eles durante a infância e oportunizando que eles brinquem com seus filhos, no espaço escolar;
- Promover, como culminância do projeto, uma exposição dos trabalhos realizados aos pais, que participarão de um chá, na escola.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Ler de forma proficiente textos narrativos, compreendendo a sua estrutura;
- Escrever textos narrativos, tendo em vista sua estrutura e elementos;
- Diferenciar narração de simples relato;
- Transformar relatos em narrações, por meio da escrita;
- Perceber as transformações ocorridas nas brincadeiras feitas pelos pais e por eles;

JUSTIFICATIVA:
A proposta surgiu do desejo de possibilitar aos alunos o conhecimento de sua história, fortalecendo sua identidade e tornando assim as aulas mais significativas, o que gera uma aprendizagem mais eficiente, contextualizando a realidade local.
Além das crianças, o projeto também envolve a família no processo de aprendizagem, o que valoriza não só o aluno, mas também sua família diante da comunidade.
O projeto “Conta de novo”, pretende que a história de cada aluno seja conhecida, por meio de suas vivências, relatos de vida contados por seus pais, fazendo com que se estabeleça uma união entre a escola e a comunidade. Além disso, o processo de letramento pode ser facilitado por um trabalho que parta da realidade do aluno e que, por isso, torne mais significativo o processo de aprendizagem.

PERÍODO: 1º trimestre de 2010

RECURSOS:
- Folhas;
- Livro: Conta de novo a história da noite em que eu nasci;
- material reciclável trazido pelos alunos para produção dos brinquedos;

BIBLIOGRAFIA:

CALLAI, Jaeme Luiz. História de Vida, História de Família nas Séries Iniciais, uma Introdução à Forma de Pensar Histórica. Espaço da Escola. RS: UNIJUI, Ano 4 no 15 p.37-43 Jan/ Mar., 1995.

HERNÁNDEZ, Fernando. Repensar a função da escola a partir dos projetos de trabalho. Revista Pátio, Porto Alegre, Ano 2, n.6, agos./out 1998a.



O trabalho inicial acabou ganhando, assim, uma proporção maior. O trabalho em conjunto com a outra professora foi enriquecedor, tanto para os alunos quanto para mim. Infelizmente, contudo, em função de uma série de atropelos no calendário escolar, não foi possível realizar a culminância que haviamos planejado.

A seguir, algumas fotos que registram a aplicação do projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário